20.4.11

Cozinhas - dicas para construir, reformar e arrumar

Oi, pessoas. Faz tempo, né?
As horas estão passando cada vez mais rápido e, quando me dei conta, vi que há mais de um mês não passava por aqui! Para compensar, resolvi preparar uma série com dicas "profissionais" para quem quer construir, reformar ou reorganizar a casa.
Claro que muitas vezes não é possível fazer tudo por falta de espaço, dinheiro ou mesmo pela própria estrutura da casa (especialmente as alugadas). Além disso, é possível viver sem estas "regras", a questão é que elas servem para tornar a vida mais prática e ergonômica (ou seja, adequada ao corpo humano).
Quero deixar claro que isso não substitui a atuação de um profissional para projetar (seja ele Designer ou Arquiteto). Serve para orientar as pessoas a ter olhar crítico sobre os projetos de construção e reforma que comprarem e para dar uma direção a quem tem que "se virar" com o que já tem.
Outra coisa importante é que as medidas apresentadas são os padrões adotados no Brasil. Elas podem - e devem - ser adaptadas para pessoas muito mais altas e muito mais baixas do que a média brasileira (entre 1,60 e 1,70)
Esclarecimentos feitos, vamos começar pela:



Não é por acaso que a cozinha é o projeto mais caro de ser executado em uma residência. Nenhuma casa consegue funcionar sem ela (mesmo que você só a visite na hora de beber água, tente imaginar sua vida sem uma cozinha por perto...). Por isso, ela merece toda a atenção para que cada centímetro seja aproveitado de forma ergonômica e funcional.


O lay-out é extremamente importante, pois interfere diretamente na produtividade da cozinha (principalmente se ela for comercial ou industrial). Independente do tamanho, todas as cozinhas podem possuir os mesmos equipamentos - o que vai diminuir ou aumentar é a área de trabalho - e o excesso de espaço pode mais atrapalhar do que ajudar, pois se mal planejado irá causar desconforto pelo deslocamento exagerado.


A geladeira, por exemplo, deve ficar próximo à porta e ser de fácil acesso da mesa da copa. O ideal é não ter que passar pelo fogão ou pela pia para chegar a ela (imagine uma criança passando por panelas quentes ou por uma pia cheia de pratos e facas sempre que sentir sede ou quiser um iogurte). Se a geladeira estiver em um local inconveniente, todo o projeto estará apoiado sobre uma base errada.
Ter uma bancada de apoio ao lado da geladeira ajuda a evitar sujeira e água no chão. A porta da geladeira deve abrir para o lado da bancada. A maioria dos modelos permite que o lado de abertura seja trocado, mas lembre-se de conferir isso antes de finalizar a compra. Se houver freezer, ele deve ficar ao lado da geladeira, mas pense bem sobre a necessidade de ter um (são pelo menos 4 palmos de espaço que podem ser aproveitados para aumentar a área de preparo, por exemplo). No caso de os dois serem necessários, a geladeira deve ficar mais próxima da bancada.


O conforto de uma cozinha é medido pelo tamanho da área de trabalho (bancada). Se ela for uma só, deve ser dividida pela cuba em duas áreas: uma para armazenas louças e outra para o preparo dos alimentos. Atualmente existem diversos acessórios para bancada que podem facilitar e sofisticar esse preparo. Prefira os de aço puro pela durabilidade.

No caso de haver pouca área de trabalho, opte pela cuba simples. Se mesmo assim a área continuar pequena, estude a possibilidade de armazenar a louça em um móvel suspenso sobre a cuba.



Para reformar a pia, atente-se para o tipo de válvula de escoamento, dependendo do tipo de cuba ela pode precisar ser trocada.
Ter duas cubas em uma bancada de granito fragiliza a pedra. Prefira a cuba dupla (que também tem a vantagem de poder ter uma única torneira).


A profundidade da bancada deve ser de 60cm - com a torneira de bancada -, podendo ser de até 55cm se a torneira for de parede (que é o ideal, pois além de liberar espaço na bancada, facilita a limpeza e não acumula lodo. Mas não são todas as bancadas que permitem e a existência de janelas também podem ser empecilhos).

A janela na cozinha tem a função de oferecer luz "gratuita" durante o dia para a bancada, sem fazer sombra sobre ela. Para tanto, ela deve começar imediatamente após o fim da bancada. Esta janela deve ter, no máximo, 70cm de altura, para que o espaço sobre ela possa ser aproveitado com um armário suspenso.
Cuidado com as ferragens das portas basculantes, para que elas não dificultem a abertura/fechamento das mesmas.


Para uma cozinha ergonomicamente correta, as medidas recomendadas são:

- Armário superior com no máximo 36 cm não atrapalha a visão da bancada e, principalmente, evita que você bata com a testa nele;
- A janela a até 1,60 m de altura (do chão) não impede a utilização do armário superior;
- 90 cm para a bancada;
- 15 a 20 cm do chão ao início do móvel o protegem da água e permitem colocar o pé embaixo dele, encostando a coxa no móvel para distribuir melhor o peso do corpo;
- Recuo de 15 cm (suficientes para o pé) facilitam a limpeza, pois impede que objetos/comida que caiam no chão terminem esquecidos longe do alcance da visão. Pode ser feito de alvenaria (apoiando o móvel) e o ideal é que o revestimento dele seja o mesmo do piso (como se ele fosse o rodapé). Mas também pode ser "improvisado" na própria marcenaria.

Dependendo da necessidade, o armário superior pode ir até o teto, mas isso dá a impressão de que a cozinha é menor.

As gavetas devem ser planejadas com cuidado, pois são os elementos mais caros da marcenaria (quanto mais gavetas, mais cara será a execução). Elas devem ter no máximo 1 metro de largura para evitar problemas de abertura
Muitos projetos se utilizam da simetria entre os elementos, mas o ideal é que as gavetas tenham alturas diferentes, pois acomodam objetos diferentes (para acomodar os talheres e jogos americanos mais de 10 cm são "desperdício" de espaço, mas utensílios e panos de prato enrolados precisam de gavetas com altura maior, por exemplo).


A utilização de cooktop permite a correção de um grande inconveniente dos fogões comuns: a altura do forno. O ideal é haver uma "torre" para o forno e para o microondas, permitindo que os pratos/travessas estejam a 1,20 - 1,30m do chão quando forem retirados deles (quem já teve que retirar um frango/peru inteiro de um forno baixo sabe muito bem o quanto isso é importante). Ao lado desta torre, deve haver uma bancada para apoiar os pratos quentes.
Caso só haja espaço para uma torre "simples", o microondas pode ficar acima do forno, escolhendo-se uma "altura média" para os dois, lembrando de tomar cuidado para que não fiquem a mais de 1,40m do chão - o que dificulta a visualização e o manuseio dos pratos.


A coifa deve ficar a no máximo 80 cm do fogão. Mais que isso torna a sucção ineficiente.

Para a mesa da copa, calcule pelo menos 70 cm entre o eixo das cadeiras (como se fosse de nariz a nariz de quem estiver sentado) para garantir espaço para todos os cotovelos... A profundidade mínima para cada pessoa é de 40cm. Assim, se a mesa/balcão for ter cadeiras dos dois lados, deverá ter 80 cm (para a sala de jantar o ideal é 1 m).
Se a mesa for "mínima", coloque prateleiras de apoio (para o requeijão, a margarina, a garrafa de café etc).
Alguns projetos "reservam" para a copa um tampo de vidro voltado para a parede branca de azulejos, como se fosse um "cantinho do castigo". Lembre-se que - normalmente - a copa é mais usada do que a sala de jantar, por isso não economize no conforto e no aconchego deste espaço. Ela está relacionada com prazer (sala) e não produção (cozinha).
Luminárias pendentes não podem atrapalhar as pessoas conversando em pé em volta da mesa. Assim, sua altura deve ficar em torno de 1,80m de altura.


Quem optar pelas ilhas (sejam elas propriamente ditas ou encostadas na parede), garanta espaço para o fogão, torneira/cuba pequena (para lavar as mãos e os talheres que estiverem sendo utilizados) e uma área mínima de trabalho para o preparo dos alimentos. Isso irá evitar que você tenha que ficar se virando enquanto cozinha, e que água e resíduos se espalhem pelo chão e provoquem acidentes.
A cuba na ilha serve apenas de apoio para a preparação dos alimentos. Além dela, deve haver a pia "normal" para a limpeza dos utensílios e panelas em geral.
Se junto à ilha houver o balcão em alturas diferentes, a profundidade mínima da ilha deve ser de 60 cm (mais os 40 cm do balcão). Se os dois estiverem no mesmo plano, o mínimo deverá ser de 1,20 para garantir uma área de segurança entre o fogão e as pessoas que estiverem à mesa.



A cozinha não precisa ser totalmente revestida por cerâmica. Ela só é necessária nas áreas que recebem muita sujeira (como as que entram em contato com óleo e fumaça) e/ou com água (próximo às pias). No caso da área do fogão, o ideal é que a superfície seja o mais lisa possível (aço, vidro ou cerâmicas grandes), pois o rejunte acumula sujeira com facilidade e torna a limpeza mais difícil (pastilhas, nem pensar!!!).



Aproveitem estas dicas para deixar sua cozinha mais funcional e confortável.

As imagens foram retiradas dos sites Casa e Casa & Jardim.

Espero ter ajudado. O próximo ambiente será "Área de Serviço".

Aguardem.

27 comentários:

gadita disse...

Amiga amei suas diccas ,Design é, ta de parabens, sabia q vc era criativa bjus

Christiane Silva disse...

Que bom que gostou.
Obrigada pela visita e pelo coment.
Volte sempre!!! ;)

Anônimo disse...

Adorei suas dicas...Já estou colocando em prática.Parabéns

interior designs disse...

Hi
This can be 1 of the top blogs I've actually arrive throughout on this subject.I liked this blog post.
thank you

Fernanda Silva Santos disse...

vou reformar a cozinha e estou na maior dúvida se faço uma ilha ou não. Penso que se colocar um cooktop colado com as pessoas comendo não será nada agradável pelo calor do fogão. Estou errada?

Eliane disse...

Amei as dicas, ja salvei seu blog em meus favoritos. Eliane Lindona

camila disse...

Muito interessante estas informações. Tô buscando novidades e ontem tive lá na Capolavoro e recebi um projeto sensacional pro meu novo ap. Vai ficar um luxo só. Quem tiver pensando aí em decorar tem q fazer uma visitinha e ver o que eles oferecem. Dá só uma olhada http://www.capolavoro.com.br/projetos.php

Anônimo disse...

Olá!!
Parabéns pelas observações úteis...estou a procura por fotos de lavanderias embutidas, ou por armários ou por alvenaria.. aguardo dicas e soluções!!
Abraço..

Fabiana

Anônimo disse...

Chris,
Parabéns pela matéria, me ajudou d+++. Notei q vc entende bastante sobre cozinha e, logo, gostaria de uma dica sua para a minha cozinha nova q estou montando, mas antes, gostaria de conversar com vc por email, pois tenho umas fotos para te mandar e assim me dar umas dicas.
meu email é oliveirafro@hotmail.com.

Beijos

Fernando

Edilson disse...

Bom dia!


Tenho marcenaria em São Bernardo do Campo, trabalho nesse ramo a mais de 20 anos, fiquei um bom período fora da área de produção mas estou retornando a fabricar. De 3 anos pra cá trabalhei na área técnica e montagem, fui encarregado de uma empresa de móveis alto padrão em Diadema(Kozza, entre no site e conheça seus produtos), nessa empresa eu era contratado como encarregado, mas na verdade fiz montagens, depois trabalhei na área de montagens da SCA e por último na empresa Elgin, nessa última exerci a função de encarregado de montagem, mas trabalhei com toda a parte técnica, fazia medições, liberações de obras, acompanhamento de montagem e entrega ao cliente. Tenho grande experiência na área de planejados alto padrão, trabalho com muita responsabilidade, tenho meus clientes como prioridade, pois eles vão me trazer novos clientes. Hoje estou com uma clientela pequena mas acredito que meu crescimento será a partir de uma parceria com profissionais que estejam no mercado com a responsabilidade de levar oque há de melhor ao seu cliente, não deixe de conhecer o meu trabalho, pois sou totalmente comprometido com a satisfação do cliente

Email- edilsonluz@yahoo.com.br

Contatos 11- 89876631 11- 86622993

Att.

Edilson

Anônimo disse...

Ótimas dicas, Chris!

Estou reformando a minha cozinha e vou aproveitar várias...

Abs,
Cibele

Anônimo disse...

Seria muito estranho colocar uma janela estreita e comprida acima dos armários superiores?

Anônimo disse...

Muito boas as dicas ,parabens... gostaria que me ajudasse tenho que colocar luminarias pendentes em cima do balcao que mede 2 metros ,na cozinha encostado com a pia e bancada , quantos pendentes coloco 2 ou 3 e qual seria a distancia entre eles e altura?

Júlia disse...

minha primeira vez no seu blog, sou estudante de arquitetura e suas dicas me ajudaram no meu projeto de cozinha.

vou ficar esperando pelos próximos aposentos da casa!

Wilson Rocha Neto disse...

Cara blogueira,
Tenho uma pedra de 55cm de profundidade instalada na minha casa e gostaria de colocar um cooktop, você saberia me informar se existe alguma limitação quanto a isso?

Anônimo disse...

Adorei suas dicas e tenho seu blog em meus favoritos, um beijão......

Anônimo disse...

Gostaria de tirar uma duvida, estou fazendo uma ilha em L, com bancada para refeição rápida, mas a minha maior duvida é se eu coloco o cooktop na ilha (no L) ou onde está a pia reta. Porque me falaram que eu ia me arrepender caso optasse por colocar na ilha e devido a sujeira de gordura que iria fazer. Isso é verdade? Por favor tire essa duvida?

Anônimo disse...

Oi Cris! as informações foram muito úteis, mas preciso de mais uma ajuda: minha pia da cozinha tem 60 cm de profundidade e usarei uma torneira de bancada com filtro (pois minha cozinha é pequena). Qual a medida que devo deixar atrás da cuba para a colocação dessa torneira? Desde já agradeço a atenção! Abs,

Jessica silva mello disse...

Minha obra começa daqui a 30 dias e foi uma benção ter encontrado seu blog. Adorei!!! A cozinha era o local onde eu tinha as maiores dúvidas, mas as dicas que encontrei no seu blog fizeram toda diferença no meu projeto, que aliás terei que refazer, graças as dicas que encontrei aqui poderei mudar em tempo. Você já está nos meus favoritos. Obrigada!

Cintia Guimarães disse...

Favoritei! Que belezura de post! Muito obrigada pelas dicas!

marcia bispo disse...

Olá adorei as suas dicas, já ia colocoar pastilhas na área do fogão(rsss) tenho visto muito site de cozinha assim , para a coifa poder sobresair.Já vi em alguns comentários na rede que as pastilhas acumulam muita sujeia.O que vc me diz sobre o banheiro..qual lugar devem ser colocadas?

Anônimo disse...

Estou planejando minha cozinha e esse post foi o mais interessante de todos até agora. gostaria de poder enviar meu projeto pra voce dar uma olhada, como faço?

Grato,

Wesley - Sao Jose do Rio Preto - SP

thiago breakdown disse...

Adorei as dicas...

Atelier Léia Carvalho disse...

Adorei as dicas, com certeza vai ser muito útil na reforma da minha cozinha!

aslemelo disse...

tudo faz sentido...AMEI

kaká disse...

Chris!! fui pesquisar umas coisas aqui no google e o segundo link que apareceu foi do teu blog, oh!!! Saudades dos nossos dias de design. =]

ragaresu disse...

oi, achei esse blog por acaso no google, e gostaria de fazer uma pergunta senhorita chris, quero fazer uma bancada para cozinha com cuba e quero que a bancada tenha espaço p colocar tuperwares, microondas, liquidificador, extrator de suco, ou seja, uma área boa de se trabalhar, o que me indicaria em medidas? o comprimento serah 3m, mas e a profundidade?

Postar um comentário